Sempre vale a pena ter na manga alguns molhos que transformam um simples rosbife ou até mesmo um frango, em algo especial. Essa receitinha é uma delas, e virou uma das minhas preferidas para fazer num fim de semana. Aprendi lendo o livro do Jamie Oliver (“30 minutos e Pronto”) e realmente deu outro sabor ao filé mignon. Faça e guarde essa receitinha para fazer outros pratos com o mesmo molho.
Curiosidade: para o filósofo Kant, as refeições em companhia de alguém eram uma forma de combater a solidão, além de constituírem o melhor momento do dia, pelo qual esperava com ansiedade. Kant sempre estava feliz à mesa, e sua atitude era amistosa, tentando a todo momento, ao falar, agradar seus convidados. E o rosbife era um de seus pratos preferidos! (Livro: “A Cozinha do Pensamento – Ed.Senac)
Rosbife ao Molho de Vinho Tinto
- ramos frescos de alecrim, de sálvia e de tomilho (uns 4 de cada um)
- 1 peça de 700g de filé mignon
- 1/2 cebola roxa cortada em fatias bem finas
- 200g de cogumelos Paris fatiados
- 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
- 1 taça pequena de vinho tinto
- 300ml de caldo de galinha quente
- azeite para fritar
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Peque apenas as folhas das ervas e pique-as grosseiramente. Misture-as com sal e pimenta a gosto e espalhe por uma tábua grande. Corte o filé mignon ao meio e, em seguida, role as duas metades em cima das ervas, a fim de ficarem completamente recobertas por elas.
Coloque a carne numa frigideira quentíssima, com um pouco de azeite e “sele” a carne, virando-a de todos os lados, para ficar bem douradinha. “Sele” também as extremidades. Agora deixe o fogo baixinho, junte as cebolas e os cogumelos, e mais um fio de azeite. Refogue mais um pouco, deixando a carne fritar mais uns 10 minutos.
Passe a carne para uma travessa e cubra com papel-alumínio, sem mexer, para reter os “sucos” da carne. Vale dizer que caso queira uma carne mais bem passada, deixe-a num forno pré-aquecido (temperatura média) por mais 10 minutinhos. Adicione à frigideira com a cebola e cogumelos a farinha de trigo, mexa bem. Junte o vinho, aumente o fogo e deixe-o quase secar. Agora misture o caldo de galinha e cozinhe em fogo brando até o molho ficar mais espesso e brilhante.
Sirva o rosbife com esse molho bem quentinho por cima.