O ser humano tem uma necessidade incomensurável de citar o ato de comer, ou de fazer referências ao ato de se alimentar, nas suas mais diversas representações, seja na literatura, na pintura ou mesmo no cinema. Na cena do filme “Julie&Julia”, estrelado pela ótima artista Meryl Streep, a personagem Julie morde com toda vontade uma bruschetta de tomates suculenta, junto com seu marido. É uma entradinha que realmente faz sucesso e acho tão saborosa, que muitas vezes vira nosso jantar da noite.
Ela também é uma ótima opção para pequenas reuniões ou festas. É só variar a forma de fazê-la, podendo colocar cogumelos refogados no alho e azeite, ou mesmo uma de queijo gratinado. Use e abuse da criatividade e delicie-se. Só não esqueça de utilizar nessa receita tomates bem madurinhos e manjericão bem fresco. Faz toda diferença.
Bruschetta de Tomate
- pão italiano cortado em fatias não muito finas
- 1 dente de alho
- azeite de oliva
- 4 tomates com pele, sem sementes e picados
- folhinhas de manjericão a gosto
- sal a gosto
Junte os tomates em uma tigela com as folhinhas de manjericão. Regue com bastante azeite de oliva. Salgue a gosto, reserve. Eu gosto de deixar esses tomates marinando por 1/2 hora na geladeira, para pegar mais o sabor.
Pegue fatias do pão italiano, ponha em uma assadeira grande. Em cada uma, jogue um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por aproximadamente 10 a 12 minutos. Cuidado para não tostar demais, se não o pão fica muito duro e desagradável para as pessoas morderem. Retire-os e com eles ainda quentes, esfregue o dente de alho em cada fatia. Isso faz com que dê um sabor sutil e combina muito bem com a bruschetta.
Disponha os tomates por cima e sirva.