Uma boa sopa é preparada com bons ingredientes. Ela pode ser feita de uma forma bem rápida, mas nem por isso deixar de ter um ótimo sabor… Essa, tem o gostinho sutil do shitake, com o toque delicioso de bacon. A harmonia entre todos esses ingredientes resultou em um creme simplesmente incrível!
Ela fica perfeita servida com croutons crocantes ou mesmo com um bom pão bem fresquinho italiano. Uma ótima pedida para um delicioso jantar à noite.
Creme de Shitake com Batata
- 150g de bacon bem picadinho
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- 1 cebola picada
- sal a gosto
- 1 dente de alho picado
- 600g de cogumelos (usei 400g shitake e 200g de portobello)
- 2 batatas médias em cubos
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 xícara de vinho branco
- 4 xícaras de caldo de galinha ou de legumes
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- salsinha picada (opcional)
Frite o bacon em uma panela com a manteiga. Deixe ficar bem crocante e escorra no papel-absorvente. Reserve.
Na mesma panela com a gordura do bacon (eu tirei um pouquinho do excesso), refogue a cebola por uns 5 minutos até ficar transparente. Adicione o alho e frite mais uns 2 minutinhos. Junte agora os cogumelos já picados (se usar portobello, retire os cabos) e refogue mais uns 6 minutos, salgando a gosto. Retire um pouco dos cogumelos, caso queira, para servir por cima no final (opcional).
Acrescente as batatas e a farinha. Mexa bem. Adicione o vinho e deixe-o ferver por uns 4 minutos, para evaporar bem. Junte o caldo de galinha, espere ferver novamente, abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 25 minutos. Ponha o creme de leite e deixe cozinhando mais 10 minutinhos.
Bata tudo no liquidificador (no meu esperei esfriar só um pouquinho…). Volte a sopa para a panela, com fogo baixo e experimente o sal. Se precisar mais, tempere a gosto. Sirva a sopa com o bacon picadinho por cima e caso queira, também salsinha.