Existe algo mais tentador do que um suflê quentinho, saindo do forno?… Essa receita foi um achado incrível, de uma leveza e um sabor inigualáveis. E melhor ainda: depois de assado, ele demora a murchar. Foi a tentativa de suflê mais bem sucedida que fiz até hoje.
Amo o contraste entre a suavidade do suflê e a acidez da framboesa. É uma versão rápida e simples, que derrete na boca… Perfeita para acompanhar um sorvete de creme ou até mesmo de chocolate.
Suflê de Framboesas
- manteiga e açúcar para untar 6 potinhos (aproximadamente)
- 200g de framboesas (pode ser congelada)
- 55g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 4 claras em neve
- 55g de açúcar
Primeiro, já deixe os potes (capacidade de 200ml) untados e com açúcar na geladeira, para deixá-los bem gelados. Esse é um dos segredinhos para o suflê crescer bem…
Processe as framboesas (se estiverem congeladas, descongele antes). Coloque-as numa panela junto com o açúcar. Quando começar a ferver, junte já o amido de milho (previamente dissolvido em um pouquinho de água). Mexa e cozinhe mais 2 minutinhos, vai dar uma leve engrossada. Retire do fogo e reserve para esfriar totalmente.
Pré-aqueça o forno a 180 graus (temperatura média).
Bata 4 claras em neve. Depois que já estiver firme, vá juntando bem aos poucos os 55g de açúcar restantes. Agora delicadamente, com uma espátula, vá juntando o creme de framboesas ao suspiro. Distribua-o nas formas (geladas), alisando bem a parte de cima.
Leve ao forno e deixe assando por 12 a 14 minutos. Não abra o forno, se não a massa abaixa. (o tempo varia, no meu cresceu em 12 minutos).
Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro e um sorvete.