Receber bem e com uma comidinha simples e caseira é chique e agrada a todos. Com receitas clássicas como uma boa sopa de couve-flor, que fazem bem ao paladar e à alma, a arte de abrir a casa para queridos amigos e familiares é um prazer indescritível.
Ela é muito cremosa e você sente o sabor sutil do queijo roquefort no finalzinho… Foi um sucesso garantido na minha casa nesse fim de semana e nessas noites frias que tem feito em São Paulo, não tem conforto melhor. Acompanhada de um bom pão italiano bem fresquinho, é imperdível! Post em homenagem a minha família, que sempre se reúne em volta da mesa aos sábados e damos muitas boas risadas. Afinal, o bom da vida é isso, se divertir com ela e sempre seguir em frente.
Creme de Couve-Flor e Roquefort
- 1 couve-flor média (só os buquês)
- 25g de manteiga
- 1 alho-poró (só a parte branca, fatiado)
- 1/4 xícara de farinha
- 3 xícaras de caldo de galinha
- 1 xícara de leite
- 100g de queijo roquefort picado
Primeiro, dissolva a farinha no leite. Reserve.
Derreta a manteiga numa panela e adicione o alho-poró. Refogue-o por uns 3 minutos, apenas para amolecer um pouco.
Junte os buquês de couve-flor já higienizados, o leite com a farinha dissolvida, o caldo de galinha e espere ferver. Assim que ferveu, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos (ou até que a couve-flor já tenha amolecido).
Espere esfriar por um tempinho e depois bata no liquidificador. Caso prefira, reserve um pouquinho da couve-flor, pique-a e junte na sopa batida, a fim dela ficar com alguns pedacinhos.
Volte a sopa pra panela, reesquente e agora acrescente o queijo. Mexe por uns minutos para ele poder derreter.
Sirva com fatias frescas de pão italiano.