Boas saladas são preparadas com bons ingredientes. Um bom cuscuz pode ser feito rapidamente e ir à mesa em poucos minutos. É uma dessas receitas que qualquer um é capaz de fazer e o melhor… você pode variá-la conforme seu gosto pessoal, mudando apenas os legumes e os temperos.
Curiosidade: a base da culinária egípcia antiga são, até hoje, o alho e a cebola. E aparentemente, a cebola era mais consumida pelas baixas camadas da população, quase sempre crua, como complemento da refeição. Já o grão-de-bico era chamado no Médio Império de “her bik”, que significa “cara de falcão”. (Livro: “O Ganso Marisco e outros papos de cozinha” Ed. Melhoramentos)
Cuscuz de Grão-de-Bico e Ervilhas
- 2 e 1/3 xícaras de semolina de trigo seca para cuscuz
- 2 e 1/2 xícaras de caldo de galinha
- 3/4 xícara de suco de laranja fresco coado
- 1/2 cebola roxa picada finamente
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
- sal a gosto
- 1 lata de grão-de-bico de boa qualidade (lavado e coado)
- 1/2 xícara de ervilhas congeladas
- 200g de tomates cereja cortados ao meio
- salsinha picada a gosto
- hortelã picada a gosto
Ferva o caldo de galinha. Coloque num bowl a semolina de trigo e em seguida jogue o caldo de galinha bem quente, tampe e aguarde 5 minutos, a fim de que todo o líquido seja absorvido. Retire a tampa, solte o cuscuz com um garfo e espere esfriar completamente.
Numa panelinha, ferva as ervilhas por exatamente 3 minutos (coloque-as na água já fervendo!). Imediatamente coe e coloque-as numa vasilha com água e gelo. Isso faz com que elas fiquem bem verdinhas e ainda “crocantes”. Coe.
No cuscuz, misture todos os ingredientes restantes, com delicadeza para não quebrar os legumes.
Sirva com alface fresca.