Eu tinha visto há tempos essa receita na Revista Claudia (que por sinal adoro!) e só estava esperando a hora certa para fazê-la. E no verão, nada como uma sobremesa dessas bem geladinha… Vale dizer que é importante utilizar o chocolate amargo, se não fica doce demais e enjoativo. Siga direitinho e ela ficará perfeita!
Curiosidade: No ano de 1440, o rei do império asteca, Montezuma saboreava sua costumeira xícara de “xocolati” – mistura de cacau em pó, água, farinha de milho e mel – sentindo-se, claro, o eleito dos deuses. Rico em substâncias que estimulam a liberação de hormônios e geram a sensação de prazer e bem estar, o chocolate tornou-se uma gostosa terapia para aliviar o stress. Entre os dez mais estão os belgas, franceses e suíços, que ditam as regras de qualidade: quanto menos gordura hidrogenada e açúcar, mais puro.
Gelado de Chocolate e Avelã
- 200g de chocolate meio amargo (boa qualidade), picado
- 3/4 xíc. (chá) de pasta de avelã
- 2 bananas-prata maduras, amassadas
- 1 xíc. (chá) de creme de leite fresco já batido em picos moles
Unte uma forma de bolo inglês de 20 x 10 cm com óleo e forre bem com papel-manteiga, deixando duas pontas compridas nas laterais (facilita na hora de desenformar). Reserve.
Derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar em temperatura ambiente. Misture a pasta de avelã ao chocolate e junte a banana.
Delicadamente, acrescente o creme de leite e distribua a mistura na forma preparada. Cubra com o papel-manteiga.
Embrulhe tudo em filme plástico e leve ao freezer por pelo menos três horas ou até ficar bem firme. Desenforme o gelado puxando as laterais do papel pra cima. Se necessário, passe uma toalha molhada com água quente em volta e no fundo da forma.
Sirva imediatamente em fatias.