Copinhos com Trufa de Chocolate

copinhostrufa500px

Domingo de Páscoa em família, perfeito para aquele almoço farto de delícias e encerrado com muito chocolate… Enquanto os adultos celebram o clima de renovação, as crianças correm à procura de ovos, competindo pra ver quem se lambuza mais. Esse dia combina com bacalhau, que por sinal minha sogra faz muito bem e, claro, doces gostosos. E nada mais divertido do que colocar a criançada para ajudar a fazer, estimulando a criatividade. Esses copinhos ficam lindinhos na mesa e é só comprá-los prontos (vende em loja de chocolates), recheando com trufa ou até mesmo uma mousse de sua preferência. Minhas filhas simplesmente amaram rechear cada um e melhor ainda, fica um bombom com um sabor maravilhoso! Depois varie, na receita é aromatizado com licor de laranja, mas pode ter sabor de avelãs, nozes, amêndoas ou com o que desejar!

Curiosidade: o nome “Páscoa” vem do hebreu “Pessach”, significa passagem e remete à saída dos judeus do Egito sob a liderança de Moisés. Para os judeus, tem o sentido da libertação, mas para os católicos representa a vitória sobre a morte e o recomeço da vida. Daí a presença de símbolos que lembram a pureza, como os ovos.

carolfazendo350px

Copinhos com Trufa de Chocolate

  • 20 copinhos de chocolate comprados prontos
  • 170g de chocolate meio amargo picado
  • 170g de creme de leite de caixinha
  • 2 colheres (sopa) de licor de laranja (opcional)
  • essência de laranja

Numa tigela misture o chocolate e o creme de leite.

Leve ao microondas em potência alta por 30 segundos. Retire e mexa (nessa hora a criança pode ajudar). Você vai ver que vai começar a derreter. Volte ao micro e ponha por mais 30 segundos. Mexa mais. Normalmente nesse ponto, não precisa mais esquentar, porque com o próprio calor da tigela e mexendo vigorosamente, o chocolate derrete e fica homogêneo.

Obs: nunca ponha para derreter o chocolate por muito tempo direto no microondas, porque ele queima rapidamente.

Depois que virou um creme, junte o licor e a essência. Misture bem.

Deixe a criança preencher cada copinho com o recheio com a ajuda de uma colher de chá. Reserve na geladeira até o momento de servir.

Dica: varie os sabores: brigadeiro, mousse de chocolate ou de maracujá ou utilize essência de avelã e outros sabores. Com recheio de nutella também faz sucesso!

Voltar ao topo