Não apenas adoro preparar este bolo, mas acabo tendo uma deliciosa sensação de calmo contentamento simplesmente por vê-lo em cima da mesa. Depois vem a hora de comê-lo, uma fatia gulosa com uma xícara de café com leite no meio da tarde chuvosa, que produz nada menos do que uma onda de prazer no corpo e na alma. E gente… é para isso que serve o final de semana!
Essa receita não leva farinha de trigo, fica muito úmida e você sente o sabor intenso e super presente das avelãs moídas. Tanto pode ser servida como um maravilhoso lanche, como também ser uma sobremesa. É só acompanhar com chantilly ou um bom sorvete ao lado. E prepare-se para uma garfada inesquecível!!
Bolo de Avelãs e Chocolate
- 200g de chocolate meio amargo de boa qualidade, em pedaços
- 150g de manteiga sem sal
- 5 ovos (separe claras e gemas)
- 1 colher (sopa) de cacau em pó peneirado
- 2 colheres (sopa) de licor Frangélico (opcional)
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 xícara e 1/2 de avelãs moídas (*), sem casca – em torno de 200g
Calda:
- 200ml de creme de leite fresco
- 250g de chocolate meio amargo picado
- 1 colher (sopa) de licor Frangélico (opcional)
Pré-aqueça o forno a 200 graus (temperatura média). Unte uma forma (redonda, 20 cm de diâmetro) com manteiga e ponha papel-manteiga no fundo. Unta o papel também, e polvilhe farinha de trigo. Reserve.
Derreta em banho-maria o chocolate e a manteiga (não deixe a água borbulhar demais). Misture agora o cacau em pó, o licor, reserve e deixe esfriando por uns 15 minutos.
Junte as gemas, mexa bem. Misture as avelãs moídas com o açúcar e junte à massa de chocolate. Por último, bata as claras em neve e misture delicadamente, sem bater, revolvendo (a fim de não perder o “ar” da massa).
Disponha a massa na forma e leve ao forno para assar por aproximadamente 45 minutos. Quando enfiar a faca ou palito para verificar se assou, verá que sairá um pouquinho úmido, não tem problema, é para ser assim mesmo. Desenforme e deixe esfriando.
Calda: esquente numa panelinha o creme de leite e não deixe ferver. Quando começar a borbulhar nas laterais, retire imediatamente e jogue por cima do chocolate picado num bowl. Espere uns 3 minutos e aí mexa bem, vigorosamente, com uma espátula até se formar um creme homogêneo e brilhante. Agora acrescente o licor. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas, a calda irá ficar mais grossa, mais consistente para usar no bolo.
*Dica: para retirar as cascas das avelãs, deixe-as por 12 a 13 minutos no forno quente (180 graus). Retire, coloque dentro de um pano e “esfregue” todas as avelãs, as cascas começarão a sair. Moa no processador.