Essa minha receita leva uma simples e rústica carne refogada a um novo nível de sabores!! Fica extremamente macia e se torna uma refeição mais do que completa. O toque diferente e inusitado no prato é acrescentar um pouquinho de chocolate amargo ao prato… Este é o “pulo do gato” que faz com que o caldo fique com mais cor e sedoso. Acredite!
Ainda tem a mistura leve e sutil das especiarias para melhorar ainda mais. Pra quem aprecia uma boa culinária caseira e com cheirinho de “comida de avó”, essa receitinha é irresistível!
Curiosidade: na França, assim como na metade da Europa, a utilização das especiarias orientais foi, durante os séculos XV e XVI, um dos principais traços distintivos da cozinha aristocrática. Assim, a partir do século XVIII, reivindicam-se os condimentos e as plantas aromáticas: cerefólio, estragão, alfavaca e, sobretudo, tomilho e louro. (“A Cozinha do Pensamento” – Ed.Senac)
Carne no forno com Legumes e Feijão Branco
- 800g de coxão mole (ou outra de sua preferência) em cubos
- 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 1 talo de salsão picado
- 3 dentes de alho picados
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 colher (chá) de páprica picante
- 1 pitadinha de canela (pouco!)
- 100ml de vinho branco
- 300ml de caldo de carne
- 400g de tomates pelados de lata, escorridos
- 400g de feijões brancos de lata, escorridos
- 50g de chocolate meio amargo, picado
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Pré-aqueça o forno a 180 graus (médio, quase baixo…)
Passe farinha pela carne toda. Frite-a numa panela (importante: de ferro, que possa ir ao forno) com o azeite. Vá refogando em partes.
Retire a carne e reserve. Acrescente a cebola e o salsão, refogue mais uns minutinhos, sem queimar. Junte então o alho e todas as especiarias, frite mais 2 minutos. Jogue agora o vinho branco, deixe ferver para evaporar o álcool.
Adicione a carne de volta, o caldo, os tomates e os feijões. Espere ferver e acrescente o chocolate, deixando-o derreter e mexendo. Acerte o sal, caso precise e ponha pimenta. Tampe a panela e leve ao forno por 2 horas.
Sirva com cheiro-verde em cima e arroz branco.
Dica: caso não tenha panela de ferro que possa ir ao forno, teste fazer com uma assadeira, tampando-a bem com papel-alumínio, que dará certo!