Não é a toa que ninguém fala um “churro” no singular, todo mundo fala “churros” porque é tão bom que a gente quer logo comer vários. De preferência um de cada sabor. Essa delícia de decendência espanhola sempre esteve à venda nas ruas, lanchonetes, até parques…
Mas agora não é incomum chegar num restaurante chique e uma das sobremesas do cardápio ser churros com sorvete ou porção de mini-churros. Essa minha versão é assada! Não há necessidade de fritura e fica tão gostoso quanto!
Churros
- *assista ao vídeo do youtube, clique aqui
- 1 xícara (chá) de água
- 1/3 xícara (chá) de manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 pitadinha de sal
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 ovos inteiros grandes, ligeiramente batidos
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de canela em pó
- Doce de leite cremoso para servir
(fica uma delícia com creme de avelãs também!)
Pré aqueça o forno a 200 graus, médio.
Numa panela ponha a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Misture bem. Assim que levantar fervura ponha imediatamente toda a farinha. Mexa vigorosamente até “prender” um pouquinho na panela e se formar uma bola. Retire do fogo.
Adicione imediatamente 2 ovos ligeiramente batidos (mas coloque-os em 2 partes, não de uma vez só). Mexa vigorosamente sempre até tudo homogeneizar bem. Tem que ser rápido para os ovos não cozinharem.
Ponha a massa pronta num saco de confeitar com bico pitanga grande. Faça churros de 5cm de altura numa assadeira forrada com papel-manteiga. Leve-os para assar no forno por 17 minutos e depois ligue o grill e asse por mais 8 minutos (o grill faz ele ficar douradinho e crocante). (*caso não tenha grill, melhor fazer esses churros fritos em óleo quente mesmo)
Retire do forno e aguarde 5 minutos. Agora descole cada um do papel com cuidado. Misture o açúcar com a canela. Passe os churros ainda quentes por essa mistura.
Sirva imediatamente com doce de leite (ou creme de avelãs, ou brigadeiro…)