Estelle Masson, doutoura em Psicologia Social, fez uma pesquisa em 2001 com adultos franceses sobre os cheiros da cozinha. Ela obteve como resposta situações nas quais as pessoas faziam comidas mais para perfurmar a casa que para serem consumidas em si, como no caso de alguém em relação ao frango assado; e outra pessoa que disse que o cheiro de comida pela casa tornava o seu lar mais humano.
Sem dúvida, este é um prato que dá as boas-vindas mais calorosas aos convidados. Conforme vocês irão acompanhando esse blog, perceberão que sou fã das receitas fáceis e práticas da Nigella Lawson (salvo algumas exceções) e essa é uma delas. Não se assuste com a quantidade de dentes de alho, é isso mesmo! Pelo tempo de forno que a receita leva, eles se tornam doces e caramelizados, um acompanhamento perfeito para esse frango. Uma refeição aconchegante, com certeza!
Frango 40 alhos
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 8 sobrecoxas de frango (com pele e osso), de preferência orgânicas
- 6 cebolinhas (parte branca)
- 1 molho pequeno de tomilho
- 40 dentes de alho com casca
- 2 colheres (sopa) de vinho branco seco
- 1 e ½ colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino a gosto
Pré-aqueça o forno a 180 graus (temperatura média). No fogão, aqueça o óleo em uma caçarola larga, rasa e que possa ir ao forno (ou mesmo assadeira de alumínio, caso não tenha). Nessa caçarola tem que caber o frango em uma só camada, e que tenha tampa. Sele o frango nela, com a pele para baixo. Deixe dourar bem. Talvez seja preciso fazer em duas etapas, então vá transferindo os pedaços dourados para uma tigela.
Quando os pedaços de frango estiverem selados, retire-os e reserve. Corte as cebolinhas em fatias finas, coloque-as na caçarola e salteie rapidamente com as folhas arrancadas de alguns raminhos de tomilho.
Coloque 20 dos dentes de alho com casca (retire o excesso das cascas mais finas) na caçarola, cubra com os pedaços de frango com a pele pra cima, depois acrescente por cima os 20 dentes de alho restantes.
Junte o vinho branco a qualquer suco oleoso do frango que tenha sobrado na tigela. Sacuda e despeje na caçarola.
Polvilhe com sal, moa a pimenta por cima e adicione mais alguns raminhos de tomilho. Tampe e asse no forno por 1 hora e meia (ou até cozinhar por inteiro).
*Dica: Depois que grelhei todas as sobrecoxas, preferi retirar um pouco do excesso de gordura que sobrou na caçarola. A Nigella não sugere isso, mas sempre procuro deixar as receitas um pouco menos “pesadas”.