Essa pastinha surgiu na minha cozinha a partir de um teste com uma amiga e companheira de receitinhas. Foi uma surpresa quando experimentamos, ficou leve, refrescante e cheia de sabor. E o melhor dela, é a facilidade com que é feita. É só você ter em casa um pacotinho de ervilhas congeladas, um bom creme de ricota e uma hortelã bem fresquinha.
Aconselho a utilizar a ervilha congelada, porque é infinitamente de melhor qualidade do que a enlatada. E com certeza o sabor é outro. Vale a pena fazer, rapidinha e saudável!
Patê de Ervilhas com Ricota e Hortelã
- 300g de ervilha congelada
- 1 pote de creme de ricota (o creme é melhor do que a ricota!)
- algumas folhas de hortelã a gosto
- um fio de azeite de oliva extra-virgem
- sal a gosto
Cozinhe as ervilhas (ainda congeladas) por 3 minutos em água já fervente (borbulhando!!). Dê nelas um choque térmico, colocando-as numa vasilha com água e gêlo imediatamente. Coe. Esse processo faz com que a cor das verduras permaneça mais “verdinha” e que elas não continuem a cozinhar com o próprio calor.
No processador, coloque o creme de ricota, as ervilhas, o sal, o azeite e a hortelã. Bata tudo, apenas “pulsando”, para não desfazer por completo as ervilhas (é gostoso sentir a crocância e textura delas).
Sirva com torradinhas ou pão italiano.