Na maior parte dos dias durante a semana, confesso que tenho uma certa preguiça de cozinhar para o jantar. Não porque eu não curta fazê-lo, mas ao fim de um longo dia cheio de correria, horários e atividades com duas crianças, sinto que a melhor solução é apenas reesquentar para família o almocinho que tenha sobrado.
Mas nada como uma sexta-feira, um pouco menos atribulada, para fazer essa receitinha que se torna muito prática por ser um prato único e extremamente saboroso. Se quiser impressionar amigos ou mesmo sua família numa noite aconchegante, com um bom vinho para acompanhar, faça um risoto. Será sucesso na certa!
Risoto de Queijo e Alho-Poró
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 alho-porós em fatias finas (apenas a parte branca)
- 300g de arroz para risoto (arbório)
- 150ml de vinho branco seco
- 2 colheres (chá) de Mostarda Dijon (caso não tenha, use a normal)
- 1 litro de caldo quente de legumes
- 150g de queijo parmesão ralado fresco (não use o de saquinho)
- cebolinha picada a gosto
Derreta a manteiga e o azeite numa panela de tamanho médio e cozinhe o alho-poró até que amoleça (fogo baixo). Junte o arroz e continue mexendo por 2 minutinhos. Aumente o fogo e junte o vinho e a mostarda, mexendo sem parar sempre, e deixe evaporar.
Agora comece juntando bem aos poucos (1 a 2 conchas por vez) o caldo quente de legumes, mexendo o tempo todo até que todo o líquido tenha sido absorvido pelo arroz antes de você juntar outra concha do caldo. Repita o processo até que o arroz esteja al dente, depois de cerca de 18 minutos (mas ainda fica bastante caldo). Junte o queijo e misture bem até que ele derreta.
Retire a panela do fogo e sirva imediatamente, com cebolinha picada por cima (opcional).
*Dica: o arroz ainda tem que estar com um pouco de caldo na hora de juntar o queijo, porque até o momento de servir esse prato, o arroz continua a cozinhar e absorver o líquido.