Para mim, cozinhar é uma alquimia. Então, independentemente do prato que quero fazer, minha primeira providência é imaginar diferentes combinações de ingredientes. Essa receitinha foi baseada numa mais simples, e resolvi dar uma leve incrementada. E o casamento dos sabores dessas tortinhas, como o curry, as uvas-passas, o gengibre e o frango, simplesmente me surpreendeu! E fora que ficam lindas na hora de servir. Uma refeição num pote só, completa e muito saudável!
Curiosidade: segundo os registros disponíveis, a ideia de misturar diversas especiarias e ervas para incrementar o sabor das receitas teve sua origem na Índia. O termo curry é derivado da palavra “kira”, do tamil, língua falada no sul da Ásia, que significa molho.
“Pot Pie” de Frango com curry
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 alhos amassados
- 1 colher(sobremesa) de gengibre ralado
- 2 xícaras de filé de frango em cubos
- 2 colheres (sopa) de curry em pó
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara de cenoura crua em cubinhos
- 1 xícara de batata crua em cubinhos
- 1 maçã verde s/casca em cubinhos
- 3 xícaras de caldo de galinha
- 1 pau de canela
- 1/2 xícara de uva-passa s/sementes
- 1/2 xícara de ervilhas congeladas
- 1 tomate s/sementes em cubinhos
- 1/4 xícara de salsinha fresca picada
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 massa folhada congelada (comprada pronta)
- 1 ovo batido com 1 colher de água
Primeiro, descongele a massa folhada conforme instruções da embalagem. Pré-aqueça o forno a 200 graus (temperatura média).
Tempere o frango a gosto com sal e pimenta-do-reino. (Não salgue muito, pois na receita vai já caldo de galinha!)
Esquente o azeite em uma panela média e refogue a cebola até ela ficar transparente. Adicione o alho e o gengibre e refogue mais uns 2 minutos. Junte o frango, cozinhe mais um pouco. Acrescente a farinha e o curry, mexa bem, refogue mais 2 minutinhos.
Entra agora a cenoura, a batata, a maçã, o caldo e a canela. Espere ferver, diminua o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada por 20 minutinhos (ou até que os legumes estejam tenros). Junte as uvas-passas, as ervilhas, o tomate, a salsinha e cozinhe mais 5 minutos. Tempere só se for preciso.
Coloque todo esse refogado de frango numa assadeira média ou dividido em ramequins.
Abra a massa folhada (descongelada) numa superfície enfarinhada. Corte círculos maiores que o diâmetro dos ramequins (em torno de 5 cm a mais). Passe o ovo batido (com pincel) nas bordas e aperte bem a massa por cima de cada tigelinha pra prender bem. Pincele também o ovo por cima e faça 3 pequenos cortes com uma faca, a fim de que saia o ar enquanto assa.
Leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos, ou até a massinha ficar bem dourada.
É uma refeição completa!