Batatas Assadas e Crocantes

batataassadacrocante500px

Essa é daquelas receitas que impressionam pelo sabor, mas que as pessoas nem imaginam o quanto é rápida, na verdade ligeira, de se fazer! Uma ótima opção para aqueles dias da semana que você quer comer um acompanhamento super gostoso, mas que não tem necessidade de ser tão calórico quanto uma batata frita feita do  modo tradicional.

O ideal é deixá-la assim mesmo com casca, bem rústica, é esse o charme desse prato. Você depois pode variar a erva a ser usada, mas nesse caso utilizei o alecrim, porque acho que é um casamento perfeito com essas batatinhas. Elas ficam com uma textura cozida no meio e crocante por fora… Mas confesso que você e sua família, ou amigos, terão que se controlar! É um vício e os convidados avançam literalmente…

Batatas Assadas e Crocantes

  • 5 batatas médias (aproximadamente)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • azeite suficiente
  • alecrim a gosto
  • sal a gosto

Pré-aqueça o forno a 220 graus (médio).

Corte as batatas cruas, com as cascas (não lave, o amido delas nesse caso é importante. higienize bem por fora, claro, só não fique enxaguando várias vezes) em palitos grossos (eu deixo com a largura de um “dedão”).

Disponha-as em uma forma teflon grande (é o ideal, caso não tenha forre com papel-manteiga). Jogue azeite (suficiente para deixá-las bem oleosas) por todos os palitos, misturando bem com as mãos e também a farinha (não estranhe, é assim mesmo!). Agora importante: coloque-as numa camada só, uma ao lado da outra, sem sobrepor. Se não fizer isso, não funciona… é o “pulo do gato” como se diz.

Leve ao forno que já tem que estar bem aquecido e deixe por 1 hora, ou até ficar bem douradinha. No meio do processo, eu coloco alguns ramos de alecrim para dar sabor.

Na hora de servir, salgue. Delicioso!!!

Voltar ao topo