Quando era criança, eu e meu pai, com todos meus irmãos, costumávamos almoçar em um restaurante caseiro no meu bairro que morei por anos no Rio de Janeiro, o Leme. Ficávamos na porta esperando uma mesa, e eu adorava observar todas aquelas famílias falando alto, trocando ideias, dando risadas e saboreando comidinhas que tinhas gosto de “casa de avó”.
E um prato que ficou para sempre em minha mente, me remete muito ao meu passado, é uma boa torta de carne gratinada com purê. Cada pessoa tem uma receitinha diferente, mas nos últimos dias testei essa que tinha um diferencial: alho-poró (que por sinal adoro), molho inglês e vinho… E o resultado foi uma maravilha. E o cheirinho desse prato, faz com que cada vez mais eu tenha a certeza que lembranças de um almoço em família, de pequenos momentos em nossas rotinas, é o que fica para toda uma vida.
Torta de Carne e Alho-Poró
- 700g de carne moída (usei alcatra, pode ser patinho)
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- 1 cebola picada
- 2 alhos-porós fatiados finamente (só parte branca)
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 100ml de vinho tinto seco
- 250ml de caldo de galinha
- 1 colher (sopa) de alecrim picado (só as folhinhas)
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- em torno de 8 batatas grandes
- 50g de manteiga
- sal a gosto
- queijo parmesão para gratinar
Pré-aqueça o forno a 200 graus, temperatura média.
Numa frigideira grande, vá fritando (com um fio de óleo ou azeite) a carne. Faça isso em partes, não coloque toda a carne de uma vez, para ela “fritar” bem e caramelar. Quando põe tudo, cria muita água. Durante esse processo,coloque sal a gosto (mas não muito, porque a receita leva caldo de galinha que já é salgado). Vá reservando a carne refogada numa tigela.
Na mesma frigideira, ponha mais um fio de óleo e frite a cebola com o alho por uns 3 minutos. Agora junte o alho-p0ró e refogue até ficar tudo transparente e bem cozido (mas não queimados). Acrescente o molho inglês e o extrato, misture tudo muito bem. Volte a carne reservada para frigideira, mexa. Jogue o vinho, misture e cozinhe alguns minutos até que o álcool evapore. Agora junte o caldo de galinha, o alecrim, deixe levantar fervura. Levantou, reduza o fogo e cozinhe por mais 10 a 12 minutos.
Ponha esse refogado numa travessa (tamanho 20cmx30cm) e reserve. Enquanto isso cozinhe as batatas e faça um purê. Misture bem o purê ainda quente com a manteiga, salgue a gosto e disponha em cima, aos poucos, da carne.
Polvilhe parmesão ralado e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou pelo tempo suficiente para gratinar.
Dica: o refogado da carne pode ser feito com 1 dia de antecedência, para ficar mais prático no dia que for servir.