Para muitos, uma refeição não está completa sem um tipo de carne. Legumes e vegetais tendem a ser vistos como alimentos frágeis, específicos para acompanhamentos. Nos dias de hoje, essa verdade não poderia estar mais distante do pensamento da maioria. Agora esses alimentos fazem o papel de protagonistas em um prato.
Mais particularmente as tortas (ou empadões) são desses tipos de refeições, que sozinhas já satisfazem em um almoço ou mesmo jantar. Essa receita de massa é daquelas “para guardar a 7 chaves”, crocante e ao mesmo tempo de uma leveza incrível! E o recheio então… bem cremoso e que você pode variar depois, substituindo os palmitos por frango desfiado, camarões, etc. O tipo de prato que fará você sorrir de tão bom.
Torta cremosa de Palmito e Legumes
- Recheio:
- 4 colheres (sobremesa) de azeite
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 cebola grande bem picadinha ou ralada
- 2 tomates s/ pele e s/ sementes, picados
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1/2 envelope ou cubo de caldo de legumes
- 50ml de vinho branco seco
- 300ml de caldo de legumes (*)
- 300g (+- 2 xícs. de chá) de batatas cozidas
e amassadas ainda quentes - 1 lata de palmitos escorridos e fatiados
- metade de uma caixinha de creme de leite
- sal e noz-moscada a gosto
- 75g de farinha de trigo
- cheiro-verde picado a gosto
- (*) ou 300ml do caldo do cozimento de frango
- 150g de queijo Catupiry
- Massa:
- 325g de farinha de trigo
- 75g de amido de milho
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 200g de manteiga s/ sal, bem gelada, picada
- 1 ovo bem grande (60g c/casca) ligeiramente batido
- metade de uma caixinha de creme de leite
- 1 ovo ligeiramente batido c/ azeite p/ pincelar
- farinha de rosca e 1 clara de ovo
Recheio:
Em uma panela refogue o alho e a cebola. Junte os tomates, a mostarda, o 1/2 envelope de caldo, o vinho e ferva bem.
Agora bata no liquidificador o caldo de legumes com as batatas recém-espremidas até obter um creme homogêneo. Junte ao refogado pronto, acrescente também o palmito (ou frango…), o creme de leite e aguarde abrir fervura, temperando a gosto (aconselho não colocar mais sal, devido ao caldo utilizado).
Por último polvilhe a farinha de trigo em “chuva” e mexa vigorosamente até obter um creme espesso e bem saboroso. Junte o cheiro-verde e deixe esfriar completamente.
Massa:
Primeiro pré-aqueça o forno a 200 graus (médio).
Abra 2/3 da massa entre duas folhas de papel-manteiga ou sobre a bancada levemente enfarinhada. Forre o fundo e lateral de uma forma refratária própria para empadão (24cm de diâmetro x 4cm de altura), fure o fundo da massa com um garfo e pincele com a clara de ovo. Leve ao freezer por 10 minutos.
Em seguida, polvilhe o fundo da massa pincelada e gelada com farinha de rosca (isso faz com que o fundo da massa fique também crocante), aplique a metade do recheio, salpique por cima o queijo catupiry e finalize com o restante do recheio.
Abra uma tampa com o restante da massa e em seguida pincele toda a superfície com a mistura de ovo e azeite e asse no forno até que esteja bem dourada. Demora aproximadamente 1 hora, ou menos, depende da potência do seu forno. Sirva-o quente ou morno com uma saladinha e arroz.