Quando eu era criança, na época em que as festinhas dos amigos aconteciam em casa e não haviam os gigantes e impessoais buffets infantis, a última moda eram os bolinhos gelados embrulhados no alumínio… Meus pais os colocavam dentro de caixas de isopor decoradas com o tema escolhido. Bons tempos esses!!
Nesse fim de semana preparei esse bolo recheado com uma bela mousse de chocolate e coberto com um delicioso creme por cima. Servido bem geladinho, o sabor sobressai ainda mais. Fiz com muito carinho para queridos amigos muito próximos da minha família aqui em São Paulo. É para um menino encantador, que merece tudo de bom e do melhor no seu aniversário! E o melhor, é que você também pode aproveitar a receita da mousse e servi-la em potinhos. Deliciosa.
Bolo gelado com mousse de chocolate
Massa:
- 6 gemas
- 1 xíc. e 3/4 de açúcar
- 100g de manteiga s/sal em temperatura ambiente
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de chocolate em pó (não é achocolatado)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 3/4 xícara de leite integral
- 6 claras em temperatura ambiente
Recheio de Mousse:
- 2 caixas de creme de leite
- 200g de chocolate ao leite picado
- 300g de chocolate meio amargo picado
- 12g de gelatina em pó sem sabor
- 1/2 xícara de água
- 250ml de creme de leite fresco
Cobertura de chocolate:
- 2 latas de creme de leite (gelado e s/soro)
- 500g de chocolate meio amargo picado
Calda para regar o bolo:
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 xícara de água
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Calda para regar:
Ferva o açúcar e a água, apenas até dissolver tudo. Junte a essência e deixe esfriar.
Massa:
Pré-aqueça o forno em temperatura média, a 200 graus.
Peneire numa tigela a farinha, o fermento e o chocolate em pó. Reserve.
Bata na batedeira por pelo menos 5 mins as gemas, o açúcar e a manteiga, até ficar bem cremoso e mais claro. Junte a essência de baunilha, bata mais alguns segundos. Agora, diminua a velocidade da batedeira e vá juntando (alternadamente) o leite e a mistura de farinha. Quando acabar, bata separadamente as claras e envolva delicadamente ao creme batido de chocolate. Disponha a massa numa forma redonda de 25cm de diâmetro untada e polvilhada com farinha e asse por aproximadamente 45 mins (ou até que enfiando o palito, este saia seco). Deixe o bolo esfriar e corte-o ao meio. Reserve.
Mousse:
Derreta em banho-maria o creme de leite e os chocolates. Hidrate a gelatina na água, espere 2 minutos. Coloque no microondas na potência alta e esquente por 30 segundos (cuidado pra gelatina não ferver, se não ela perde as propriedades!). Junte-a ao creme de chocolate. Agora deixe-o esfriar. Bata o creme de leite fresco até virar ponto de chantilly. Envolva-o delicadamente ao creme. Reserve.
Montagem:
Passe na lateral da forma, untando apenas, um pouquinho de óleo de canola (para mousse se soltar facilmente*). Ponha uma das camadas do bolo no fundo da forma novamente. Regue generosamente com a calda. Por cima disponha a mousse. Termine com a última camada de bolo e regue-a também. Passe PVC em tudo e deixe na geladeira por no mínimo 3 horas para firmar bem. Desenforme num prato grande e cubra com a cobertura (modo de fazê-la abaixo).
*Dica: no meu caso, em vez de passar óleo na lateral, coloquei uma tira de acetato (vendida em lojas de confeitaria) no comprimento e altura da forma. Aí montei por dentro. Mas caso não tenha, do modo como ensinei dá certo!
Cobertura:
Bata na batedeira o creme de leite sem soro (bem gelado!) com o chocolate já derretido em banho-maria (e frio!), até ficar tudo bem homogêneo. Utilize para cobrir bem o bolo e faça “desenhos” com um garfo ou decore com saco de confeitar.
Reserve o bolo na geladeira. Antes de servir, retire-o meia hora antes.