Calda de Caramelo Especial

caldacaramelo500px

Confesso! Tenho uma mania enorme de colecionar receitas, há muitos anos. Desde a minha adolescência no Rio de Janeiro, quando via alguma receitinha interessante na TV ou mesmo em revistas ou livros, já “acumulava” em meus arquivos. Tenho pastas e mais pastas de pratos anotados, sem falar nas revistas, livros e coleções de culinária. Sou uma viciada confessa. Admito… rs

Tenho visto muitas receitas de calda de caramelo, que agora está na “moda”. Até em supermercados, já tem chocolates sendo vendidos recheados com essa delícia… O que gosto, é que tem um grande diferencial: você servir com a “Flor de Sal”,  que é uma iguaria… dando um sabor todo especial mesmo a essa calda. Você pode utilizá-la para acompanhar sorvetes, rechear tortas (foto abaixo) ou, o melhor, degustar sozinha, salpicando a flor de sal em cima. Divino. Siga todas as dicas, para não perder o ponto, que é bem delicado!
(receita inspirada no programa “Bem Simples“)

tortaemoldura350px

Calda de Caramelo Especial

  • 2 xícaras (chá) e 1/2 de creme de leite fresco
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 30g de manteiga sem sal
  • Flor de Sal a gosto

Primeiro ponha todo o açúcar na panela. Não use fogo alto!. Demora um pouco, mas ele começa a caramelizar dos lados. OBS: antes não mexa. Apenas depois do início da caramelização, você pode ir mexendo para dissolver o açúcar. Depois que ficou marronzinho, deixo ainda uns 2 minutos cozinhando. Mas cuidado nessa hora, é muito fácil “azedar” o açúcar. Se ele queima muito, está perdido.

Agora, bem aos pouquinhos, vá colocando o creme de leite fresco em fio e mexendo vigorosamente com a colher de pau. Coloca mais um pouco, mexe mais, até acabar o creme e tudo ficar homogêneo. Junte agora a manteiga e mexa bem.

Despeje a calda em uma jarrinha pra servir e deixe esfriar. (Dura 5 dias na geladeira)

Dica: experimente degustar em uma colher com uma pitada de “flor de sal” em cima… Huuuummmm!

Voltar ao topo