Poucas coisas são mais satisfatórias do que uma travessa com um empadão recém-saído do forno, bem recheado… Me sinto sempre animada pela acolhedora sensação de fartura e prazer ao colocar coisas gostosas na mesa. O bom desta receita é que já é um prato super completo, que apenas com uma saladinha e um bom arroz, faz a festa para sua família e amigos.
É uma refeição que traz conforto, até na hora que estou fazendo. Gosto de sentir a “mão na massa”, e criá-la com uma carinha bem rústica. E vale a pena guardar muito bem o modo de fazer, porque é uma massa fácil e muito gostosa na hora de manusear. Essa delícia veio do livro da Rita Lobo, que indico a todos aqueles que gostam de comidinhas caseiras: “Panelinha – receitas que funcionam, Ed. Senac“. Empadão com gostinho de “casa de vó”!
Empadão de Frango com Queijo
- Cozimento do Frango (+caldo):
- 1 peito de frango inteiro, com osso
- 1 cenoura grande em pedaços
- 1 talo de salsão em pedaços
- 1 cebola grande picada
- 3 folhas de louro
- 5 grãos de pimenta-do-reino (opcional)
- 2 cravos-da-índia
- 3 xícs.(chá) de água
- Recheio:
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- 1 xíc.(chá) de caldo do cozimento
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 2 tomates picados, sem pele nem sementes
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 gema
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xíc.(chá) de queijo gruyére ralado (opcional)
- Massa:
- 4 xícs.(chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 200g de manteiga gelada em cubinhos de 1 cm
- 1 lata de creme de leite com o soro
- 1 gema de ovo para pincelar
Cozimento do frango:
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão, tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 15 minutos. Depois que a pressão terminar (cuidado, deixe toda pressão acabar), abra a panela e retire o frango. Desfie. Volte o caldo para o fogo, sem tampa, e deixe reduzir por mais uns 20 minutos. Coe esse caldo e reserve 1 xícara dele.
Recheio:
Numa panela, refogue na manteiga a cebola e o alho por alguns minutinhos (sem queimar). Agora junte os tomates e refogue mais um pouquinho. Coloque agora o frango desfiado e acerte o sal, se precisar. Polvilhe a farinha e continue mexendo. Regue com o caldo e vá mexendo até ficar com uma consistência mais grossa. Junte a gema e mexa vigorosamente. Deixe cozinhar por mais 2 minutos. Verifique os temperos e corrija com sal e pimenta. Desligue o fogo e reserve.
Massa e montagem do empadão:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. De preferência, deixe o creme de leite na geladeira. Na emergência, deixe no congelador por alguns minutinhos.
Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando até formar uma farofa grossa. Procure não demorar nem trabalhar demais a manteiga, para ela não derreter. Quanto mais pedaços espalhados pela massa, mais crocante ela fica. Junte o creme de leite e misture com as mãos até formar uma bolota.
Transfira a massa para uma superfície lisa e levemente enfarinhada. Divida-a em três partes, reservando uma pra fechar o empadão. Forme uma bola com 2/3 da massa. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra a massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral de uma forma de torta de 24 cm de diâmetro.
Transfira a massa para a forma. Com os dedos, pressione-a contra as laterais e o fundo, retirando as sobras. Com um garfo, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno para assar por 20 minutos. Retire o papel e os feijões.
Coloque o recheio já frio na forma. Atenção, se for usar o queijo, polvilhe a metade no fundo, cubra com o recheio e, antes de fechar o empadão, polvilhe com o restante. Abra o resto da massa com o rolo e feche o empadão com ela. Com a ponta dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso. Bem no centro, com a ponta de uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. Pode ser apenas um furo.
Pincele a massa com uma gema batida junto com uma colher (sopa) de água. Se quiser, faça tiras e decore com a massa que restou a parte de cima do empadão. Aí pincele com gema novamente. Leve ao forno para assar por 40 minutos ou até dourar bem.