Espaguete com Shitake

massacomshitake500px

Confesso que tenho meus pequenos prazeres. Um deles é espaguete e o outro é shitake. Quando faço essa massa, que na verdade é tão simples e rápida, me sinto no “céu”. Acho não, tenho certeza: na maioria das vezes, principalmente em gastronomia, “menos é mais”. O shitake é o protagonista desse prato, mas a combinação dele refogado em um bom azeite, alho e o sabor sutil do vinho, resulta em um conjunto de sabores que adoro. E é claro, você pode substituir por outros cogumelos que dará certo e ficará ótimo!

Curiosidade: o primeiro passo para consumir o melhor azeite para cada caso é saber que ele se divide, basicamente, em três tipos: herbáceos, intensos e frutados. O primeiro para saladas e peixes; o segundo para carnes vermelhas; e o terceiro além de ser bom para carnes brancas é também para sobremesas.

Espaguete com Shitake

  • 500g de espaguete
  • 400g de shitake fatiado (sem o caule)
  • 1/4 xíc. (chá) de vinho branco seco
  • 2 dentes de alho cortados em lâminas finas
  • azeite a gosto
  • sal a gosto
  • salsinha bem picadinha (opcional)

Cozinhe o espaguete conforme as instruções da embalagem, com água bem salgada e tomando cuidado para deixar a massa al dente.

Enquanto isso prepare o molho de shitake: em uma frigideira grande refogue em um pouco de azeite (de boa qualidade) o alho. Importante, refogue só 1 minuto, não deixe de jeito nenhum o alho queimar.

Logo em seguida junte na frigideira todo o shitake. Refogue por uns 3 minutos, junte sal a gosto, mas deixe-o ainda crocante. Se refogar demais o cogumelo, ele solta muita água, que não é o ideal. Agora jogue o vinho, deixe evaporando por uns 2 minutos.

Escorra o macarrão e junte ao molho. Sirva imediatamente, com salsinha picada em cima.

Dica: esse prato é ótimo acompanhado de um bom vinho branco.

Voltar ao topo