Não há pessoa no mundo que resista a uma boa feijoada. O feijão-preto, as carnes e os acompanhamentos fazem deste prato um dos maiores símbolos de nossa cozinha. Deu água na boca? Então não perca tempo e faça logo este prato maravilhoso.
Receita típica brasileira, que simplesmente sempre faz sucesso em todas as casas e até mesmo nos melhores restaurantes! Um prato completo e prático, que não é difícil de fazer, só precisa ter tempo. Só seguir todas as dicas que passo!
Feijoada Brasileira
- *assista ao vídeo do youtube, clique aqui
- 1 kg de feijão preto lavado
- 3 litros de água filtrada
- 1 orelha de porco salgada
- 1 pé de porco salgado
- 200g de carne seca salgada
- 200g de costelinha suína salgada
- 200g de linguiça portuguesa defumada
- 200g de linguiça calabresa defumada
- 200g de paio defumado
- 150g de bacon em cubos
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho grandes triturados
- 3 folhas de louro
- 1 pedaço de laranja pêra com casca s/sementes
- Arroz e couve-manteiga refogada p/ acompanhar
No dia anterior:
Deixe de molho todo o feijão nos 3 litros de água (por 12 horas). Deixe também de molho numa tigela grande (por 12 horas, trocando a água 3 vezes): a carne seca, a costelinha suína, a orelha e o pé de porco.
No dia seguinte, corte a costelinha e a carne seca em cubos grandes. Numa panela com água fervente, cozinhe por apenas 5 minutos todas essas carnes que foram deixadas de molho (faço isso para diminuir o excesso de gordura). Depois retire e reserve.
Agora numa panela bem grande ponha o feijão juntamente com a água do molho, o louro, a laranja e as carnes já aferventadas. Cozinhe no fogo bem baixinho por 2 horas com tampa. Enquanto isso, afervente também o paio e as linguiças, tudo já cortado em rodelas. Faço o mesmo processo (5 minutos) e reserve.
Numa frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o bacon até ficar bem douradinho. Agora junte a cebola e o alho e cozinhe por mais 3 minutinhos.
Passadas as 2 horas do cozimento do feijão, retire a laranja. Agora junte todas as linguiças e paio já aferventados e o refogado de bacon feito. Cozinhe por mais 1 hora em fogo baixo, com a panela destampada, mexendo de vez em quando. No final quando tudo estiver pronto, retire a orelha e o pé de porco, esses tinham apenas a função de dar cremosidade à feijoada. Experimente para ver o tempero, mas normalmente não se precisa salgar mais…
Sirva acompanhada de arroz, couve-manteiga refogada. Muuuito bom!