Essa é uma típica receita brasileira, mas que sempre achei muito simples, prática e rápida de fazer. Já vi muitas receitas de moqueca por aí, nunca uma é igual a outra, por isso espero que gostem dessa opção. Na verdade, depois que você aprende a fazer uma moqueca básica, a partir daí pode-se variar de várias formas: trocando o peixe a ser utilizado, acrescentando camarões ou até mesmo lulas.
Curiosidade: é um prato de origem indígena e originalmente era feito numa grelha de varas ou apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (por isso davam o nome de moquem, daí vem o nome moqueca). A primeira menção da moqueca num documento histórico, foi numa carta do padre português, Luís de Grã, datada de 1554, onde ele escreve que “Quando os índios se dispunham a comer carne humana, assavam-na na labareda”, isto é, no moquem.
Moqueca de Peixe com pimentões
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sobremesa) de azeite de dendê
- 1/2 pimentão vermelho sem sementes, em tiras
- 1/2 pimentão amarelo sem sementes, em tiras
- 1 cebola grande cortada em rodelas
- 2 tomates c/ pele e sementes, cortados em 4
- 700g de filé de peixe (eu usei linguado) fresco
- 1 vidro de leite de côco
- sal a gosto
- coentro picado a gosto (caso não goste, use salsinha)
Salgue os filés de peixe a gosto. Reserve.
Numa frigideira bem grande e larga, esquente os azeites. Junte a cebola refogue por uns 2 minutinhos. Acrescente os pimentões e refogue mais uns minutos, mas deixe-os ainda firmes e crocantes.
Por cima dos legumes, disponha os filés de peixe, um ao lado do outro. Coloque também os tomates entre eles, casca virada pra cima. Agora espalhe o leite de côco por cima, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por 15 minutos apenas. Desligue o fogo e jogue coentro picado.
Sirva imediatamente.
Dica: esse prato é perfeito acompanhado de uma boa pimentinha vermelha, arroz branco e salada.