Essa é uma deliciosa combinação para um lanche no meio da tarde: muffins úmidos de baunilha com um recheio cheio de sabor. No meio uma deliciosa geléia bem fresquinha, feita com mirtilos.
Uma receitinha bem versátil, que dá para você depois variar as frutas, fazendo outros tipos de geléias de sua preferência. Ela veio de um livro que gosto muito: “Feito em Casa”, do Eric Lanlard. Uma ótima dica de compra pra quem curte gastronomia. E vale muito a pena testar fazer esses bolinhos, pelo menos aqui em casa não sobrou nenhum pra contar a história! Huuuummmm…
Muffins com Mirtilos
Geléia:
- 150g de mirtilos frescos (ou congelados)
- 50g de açúcar
Muffins:
- 2 ovos grandes
- 200g de açúcar
- 125ml de óleo de canola
- 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
- 250g de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 250ml de iogurte natural
Faça primeiro a geléia. Cozinhe os mirtilos com o açúcar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até as frutas começarem a desmanchar e formar-se uma calda mais grossa. Deixe esfriar.
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Forre as cavidades de uma forma com capacidade para 12 muffins com forminhas de papel.
Prepare a massa: em uma tigela grande, bata os ovos na batedeira e acrescente aos pouquinhos o açúcar. Continue batendo e despeje o óleo lentamente “em fio”. Junte a baunilha.
Em uma tigela à parte, peneire a farinha, o sal e o fermento em pó. Adicione à massa, ainda batendo em velocidade baixa, alternando com o iogurte natural. (não precisa bater em excesso!)
Coloque a massa nas forminhas apenas até a metade. A seguir, coloque 1 colher da geléia em cada uma e complete com mais um pouco de massa. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos (no meu forno levou 22 minutinhos), até enfiar uma faca e a lâmina sair limpa. Deixe esfriar sobre uma grade.
Dica: já tem nos grandes supermercados os mirtilos sendo vendidos congelados. Os frescos costumam ser um pouco mais caros…