Eu adoro qualquer variação dessa sobremesa, seja aproveitando as cores lindas das frutas vermelhas ou então jogando uma deliciosa calda de maracujá por cima. De qualquer jeito, é uma receita que literalmente provoca suspiros e ninguém consegue resistir. Na boca ela dissolve como uma nuvem, sendo um doce muito leve e refrescante.
Os ingredientes são muito fáceis e é só prestar atenção nos cuidados para fazê-la, que ficará perfeita. O resultado final é gratificante e aproveite as frutas frescas da estação para testá-la. Para te dizer a verdade, quando tirei essa foto, foi bem difícil segurar a tentação!
Pavlova com Frutas Vermelhas
- 8 claras (de ovos grandes) em temperatura ambiente
- 500g de açúcar
- 4 colheres (chá) de amido de milho
- 2 colheres (chá) de vinagre de vinho branco (ou de maçã)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 250ml de creme de leite fresco
- 2 colheres rasas (sopa) de açúcar
- calda de frutas vermelhas comprada pronta (ou faça a sua)
- frutas vermelhas sortidas a gosto (morangos, mirtilos ou outras)
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Bata na batedeira as 8 claras em neve bem firmes. Agora diminua a velocidade e vá juntando bem aos pouquinhos (1 colher de cada vez) o açúcar. Vira um suspiro. Desliga, acrescente o amido de milho, o vinagre e a baunilha. Misture delicadamente com uma espátula.
Coloque papel-manteiga numa assadeira, desenhe com um lápis um círculo de 25cm de diâmetro. Espalhe o suspiro respeitando o desenho, e deixe bem grosso (fica alto, depois ele abaixa). Alise bem a parte de cima. Leve para o forno e assim que entrar, imediatamente, abaixe a temperatura para 120 graus. Asse por 1 hora. Caso seu forno não tenha essa temperatura tão baixa, deixe-o com a porta um pouquinho aberta (uns 2 dedos).
Desligue o forno. Deixe a Pavlova lá dentro até ela esfriar e terminar de “secar” totalmente. Passe para uma travessa com muito cuidado. Ela pode quebrar um pouco dos lados, mas é assim mesmo. É uma sobremesa rústica e por cima o chantilly e as frutas vão deixá-la linda.
Bata o creme de leite fresco com as 2 colheres de açúcar como chantilly e disponha por cima da Pavlova. Decore com bastante frutas vermelhas e calda.
*Dica: varie o sabor da Pavlova, utilizando calda de maracujá e sementes de maracujá. O ideal é sempre usar frutas cítricas, para contrabalancear o doce do suspiro.