Essa é uma típica receita do interior do Sul da França. Uma textura de bolo inigualável, porque não leva farinha. E fica super molhadinho, porque é banhado por uma deliciosa calda de laranja. Bolo perfeito para ser apreciado num brunch…
Em sua essência o “brunch” é, sobretudo, uma reunião familiar. Voltando ao passado, essa tradição remonta ao início do século XIX na Inglaterra. Ao unir os pratos do breakfast (café da manhã) e do lunch (almoço) em uma única ocasião, surgiu então essa refeição que muitos até hoje apreciam.
Você vai se surpreender com a mistura de sabores cítricos com as amêndoas. Mão na massa!!
Bolo de Amêndoas e Calda de Cítricos
- 400ml de óleo, mais para untar
- 175g de amêndoas s/pele bem moídas
- 175g de fubá
- 300g de açúcar
- 3 colheres (chá) de fermento em pó
- 8 ovos
- raspas da casca de 1 limão-siciliano
- raspas da casca de 2 laranjas
- Calda:
- suco do limão e das laranjas mencionadas acima
- 100g açúcar
- 2 cravos da índia
- 2 colheres (chá) de canela em pó
Pré-aqueça o forno a 200 graus (médio). Unte uma forma de bolo de 20 cm de diâmetro e alta com um pouco de óleo. Então, forre com papel-manteiga o fundo e polvilhe farinha de trigo.
Em uma tigela funda, misture bem as amêndoas moídas, o fubá, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente os ovos e o óleo e mexa delicadamente para misturar. Rale as cascas de limão-siciliano e das laranjas com ralo fino (sem pegar a parte branca!) sobre a massa.
Coloque a massa do bolo na forma untada e leve para assar no forno por 1 hora. Passados uns 20 minutos, cubra o bolo com uma folha de papel-alumínio. Enquanto isso, prepare a calda. Esprema o suco dos cítricos mencionados em uma panela pequena. Junte o açúcar e as especiarias e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e apure por 3 minutinhos.
Deixe esfriar na própria forma por 10-15 minutos, depois desenforme sobre uma travessa e retire o papel-manteiga. Perfure a superfície do bolo várias vezes com um palito de churrasco. Encharque (aos poucos) o bolo com a calda às colheradas.