Poucos e bons ingredientes, apresentação de encher os olhos e tempero oriental são alguns dos segredos desse prato que fica com qualidade digna de um restaurante.
Confesso que sou uma apaixonada pela combinação de gengibre e shoyu, que deixa aquele “gostinho” de comida japonesa no ar… E se você já deixar tudo fatiado antecipadamente, esta se torna uma daquelas receitas rapidíssimas de se fazer até no meio de uma semana corrida. Vale a pena testar!!
Filé Mignon ao Molho Oriental
- 600g de filé mignon em tiras
- um pedaço de gengibre (+- 3cm), ralado
- 2 alhos bem picadinhos
- 3 colheres (sopa) shoyu
- 2 colheres (sopa) de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- pimenta-do-reino a gosto (opcional)
- 3 colheres (sopa) de óleo de canola
- 1 cebola grande fatiada (meia-lua)
- 1/2 pimentão vermelho em tiras
- 1 tomate sem sementes em cubinhos
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1/4 xícara (chá) de água
- cebolinha verde picada
Junte todos os 7 primeiros ingredientes e deixe em temperatura ambiente marinando por meia hora. Importante: não precisa adicionar sal na carne, porque o shoyu já é muito salgado!
Esquente bem uma frigideira grande (ou wok) com o óleo, e aí grelhe em 2 partes a carne, até perder a cor rosada (não ponha toda carne de uma vez!). Retire, juntamente com o “suco” da carne que se formou, e reserve.
Na mesma frigideira, refogue (ponha mais um fiozinho de óleo) a cebola até ficar transparente. Junte o pimentão e o tomate, refogue por mais 3 a 4 minutinhos. Retorne a carne com o caldo para panela, junto com o amido de milho (previamente dissolvido na água) e mexa bem até o molho dar uma encorpada. Ferva por mais uns 5 minutos.
Sirva com cebolinha picada em cima e acompanhado de arroz branco.