Essa época do ano é marcada por tantos doces opulentos, cheios de frutas, enfeitados e comemorativos… E esse bolo é uma combinação de alguns elementos essenciais do Natal:
Uma massa saborosa e úmida, recheada com um chantilly bem cremoso e cerejas embebidas no licor. Um bolo sofisticado mas que não é nem um pouco complicado de se fazer! Entre no clima das festas de final de ano e aproveite essa delícia super clássica e que com certeza chamará a atenção de todos os convidados!
Bolo Floresta Negra para Festas
- Massa de Pão-de-Ló:
- 2/3 xíc. (chá) de cacau em pó
- 2 xícs. (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (café) cheia de bicarbonato de sódio
- 3 ovos tipo extra (bem grande)
- 1 e 1/2 xíc. (chá) de água filtrada e fervente
- 1/2 xíc. (chá) de óleo de canola
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Recheio:
- 500g de creme de leite fresco para chantilly
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 2 potes de cerejas em calda de boa qualidade
*(de 200g cada) - Calda para umedecer:
- 1/3 xíc. (chá) de açúcar
- 1/2 xíc. (chá) de água
- 1/4 xíc. (chá) da calda do pote de cereja
- 2 a 3 colheres (sopa) de licor de cerejas
- Decoração:
- Chantilly que sobrou (ou bata mais)
- ganache de chocolate (ver receita aqui-trufa!)
- Cerejas frescas
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Massa: Pré-aqueça o forno a 200 graus. Peneire numa tigela o cacau, a farinha e o bicarbonato. Reserve. Bata na batedeira os ovos e o açúcar por 5 minutos até ficar um creme bem fofo e mais esbranquiçado. Agora vá juntando a água fervente em fio, em seguida o óleo em fio. Pare de bater. Junte agora aos poucos, delicadamente (para não abaixar demais a massa) e de baixo para cima com um fuê, os ingredientes secos. Por último junte o fermento e misture novamente. Disponha a massa numa forma redonda de 20cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno por 40 minutos ou até que enfiando o palito este saia seco. Depois desenforme e deixe esfriar completamente.
Recheio: Coloque o creme de leite num pote de vidro (ou tigela) no freezer por 10 minutos, pra gelar bem. Agora bata na batedeira com as 3 colheres de açúcar até ficar bem firme. Mas cuidado para não bater demais, se não vira manteiga!
Calda: Ponha o açúcar, a água e a calda na panela e ferva por 3 minutos. Deixe esfriar e aí acrescente o licor.
Montagem: Corte o bolo 2 vezes, ficando em 3 camadas. Em cima de cada camada ponha uma parte do chantilly e cerejas escorridas e picadas. Cada camada umedeça com a calda já feita e fria. Decore com chantilly que sobrou (ou bata mais chantilly se precisar), a ganache e as cerejas frescas. Polvilhe por último açúcar de confeiteiro.