Sempre fui muito curiosa em relação a algumas receitas, e o “Crème Brûlée” foi uma dessas sobremesas que me encantaram quando ia a um restaurante. Creme de leite, gemas, baunilha e açúcar. Não dá para ser mais simples, mas a combinação da textura leve do creme com o sabor delicioso da baunilha com o crocante do açúcar “queimadinho”, é perfeita!
O brûlée, vem do francês, significa queimado – uma referência à casquinha crocante que cobre o creme, leve como uma nuvem. E é o tipo de sobremesa que você pode preparar antes, com antecedência, deixando na geladeira. Na hora que os convidados vão se servir, faça o “queimadinho” com maçarico (caso não tenha ponha um pouquinho no grill do forno). Simplesmente adoro!!!
Crème Brûlée
- 500ml de creme de leite fresco
- 5 gemas de ovo grande
- 5 colheres (sopa) cheias de açúcar
- 1 fava de baunilha fresca
- açúcar demerara para caramelizar
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Esquente o creme de leite fresco junto com as sementes da fava de baunilha (já raspadas) e a própria fava. Não ferva, só deixe ficar bem aquecido.
Enquanto isso bata com o fuê as gemas com o açúcar (assim que o açúcar entrar, bata rapidamente, pois ele cozinha as gemas se deixar parado) vigorosamente, até ficar um creme mais clarinho.
Retire a fava do creme de leite quente e jogue primeiro uma concha no creme de gemas, bata bem (isso faz com que a gema não cozinhe, “temperando” aos poucos). Jogue mais um pouco e vá batendo vigorosamente, juntando tudo.
Coloque água bem quente numa assadeira. Ponha ramequins e preencha cada um com o creme (dão 5 ou 6), enchendo até quase em cima. Asse por aproximadamente 45 minutos.
Deixe esfriar e o ideal é que deixe na geladeira de um dia para o outro (ou no mínimo por 6 horas).
Na hora de servir coloque mais ou menos 1 colher cheia de açúcar demerara em cima e queime com maçarico, até caramelizar (ou ponha no grill do forno pré-aquecido).